sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Olhem-me só a lata do Gaiato!!!


Há uma imagem do cinema que me vai acompanhar para o resto da vida. O clube dos poetas mortos.
Não. Não tem nada a ver com o aproveitar do dia.Tem ver com mandar os alunos subir para cima das mesas. Para ter uma visão e um ângulo de observação que ofereça uma perspectiva diferente. E depois, aquela cena de libertar o grito que há em nós, ser-mos nós próprios e gritar o nosso próprio grito sem estar preocupado com o grito dos outros, nem com a figura que fazemos ao libertar o nosso.

Faço isso todos os dias da minha vida desde então. Colocar-me sempre numa perspectiva diferente e libertar o meu grito, que é o que me preparo para fazer de seguida.

“A situação a que chegámos não foi uma situação do acaso. A União Europeia financiou durante muitos anos Portugal para
Portugal deixar de produzir; não foi só nas pescas, não foi só na agricultura, foi também na indústria, por ex. no textil

. Nós fomos financiados para desmantelar o textil porque a Alemanha queria (a Alemanha e os outros países como a Alemanha) queriam que abrissemos os nossos mercados ao textil chinês basicamente porque ao abrir os mercados ao textil chinês eles exportavam os teares que produziam, para os chineses produzirem o têxtil que nós deixávamos de produzir. E portanto, esta ideia de que em Portugal houve aqui um conjunto de pessoas que resolveram viver dos subsídios e de não trabalhar e que viveram acima das suas possibilidades é uma mentira inaceitável. Nós orientámos os nossos investimentos públicos e privados em função das opções da União Europeia: em função dos fundos comunitários, em função dos subsídios que foram dados e em função do crédito que foi proporcionado. E portanto, houve um comportamento racional dos agentes económicos em função de uma política induzida pela União Europeia. Portanto não é aceitável agora dizer… podemos todos concluir e acho que devemos concluir que errámos, agora eu não aceito que esse erro seja um erro unilateral dos portugueses. Não, esse foi um erro do conjunto da União Europeia e a União Europeia fez essa opção porque a União Europeia entendeu que era altura de acabar com a sua própria indústria e ser simplesmente uma praça financeira. E é isso que estamos a pagar!”
Hoje circula pelas redes sociais, a foto deste marmanjo de falinhas mansas e voz de barítono, acompanhada do seu cínico discurso da véspera em que alegremente, e de gravata e fatinho bem engomadinhos, este senhor tenta lavar com sabão clarim a merda com que ele e o seu partido fizeram neste país nos últimos 15 anos, onde ele ocupou sempre lugares de destaque, e relevo governativo.
Vem o marmanjo dizer que a culpa do nosso estado económico, são os subsídios que nos deram a Alemanha, os mesmos que ele e seus pandilhas, insistentemente e durante anos, negociaram em Bruxelas. Era sempre a maior preocupação dos tuguinhas, era não perder os fundos comunitários. Sim, esses fundos que esse senhor diz que vieram para deixar de produzir-mos. E pergunto eu!! E o senhor deixou??? O senhor não viu que nos estavam a pagar para deixar-mos de produzir? Porque não disse ao senhor Köll, ao senhor Schröder, e á  senhora Merkell que não precisávamos de fundos europeus para nada, porque queríamos continuar a pescar, a criar couves, ovelhas, e a fazer camisas e  fatos e pull-overs?? Ou será isto um reconhecimento de incompetência por parte de quem ainda governa, numa tentativa de sacudir a agua do Capote e ainda assim ficar na fotografia sem lama na bainha das calças???

Sinceramente senhor Costa. O senhor é igual a tantos outros, como aquele ex. autarca do Psd que hoje vejo no facebook a atribuir um cognome a PPC como se fazia antigamente aos reis. PPC segundo esse senhor ex. autarca e marido de uma Ex. deputada da AR, é o Corta, porque corta em tudo e brevemente o dito senhor já não sabe mais onde PPC vai cortar. Eu sei bem onde deveria cortar, e se calhar é esse o mesmo receio de vocês todos, é que PPC se lembre de cortar nas reformas chorudas e vitalícias que vos pagamos, em idade activa, e sem deficiência física. Sim, física, porque a julgar pelo estado do país, a vossa deficiência é mental, e grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário