segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quando os professores viram tótós!!


Marcelo Rebelo de Sousa queria fazer um video que mostrasse aos alemães as dificuldades que nos foram impostas pela austeridade.
 Em meu entender, depois de ver o video, gostava que ele me disse-se que não tem nada a ver com aquilo, que o video não passa de uma brincadeira de mau gosto feito por aqueles tipos do anti-troika. 
Compreendo que o Marcelo esteja a tentar construir o caminho para Belém, mas isto não é piscar o olho á esquerda, isto é um ''venham de lá esses ossos camarada''. 
O video em si, na minha opinião é um enorme elogio á capacidade organizativa da grande nação alemã, que conseguem em tempo de crise, produzir muito e bem, exportar muito e bem, ter dinheiro para dar de esmola aos pobres, e depois da mencionada ajuda do Plano Marshall no pós guerra, cresceram tanto que se deram ao luxo de criar em nome da UE o seu próprio plano Marshall aos países mais pobres da UE. 
Depois a grande injustiça do video é dizer que o país que mais contribui para o orçamento da UE, que mais participa no esforço das ajudas comunitárias, e que o Povo que mais contribui em causas solidarias de ajuda humanitária internacional, sofrem de falta de solidariedade e de compreensão para as dificuldades dos mais pobres.
Como Português, é um dos momentos em que me sinto envergonhado.
Gostava de pertencer e acreditar num país que se destinguisse pelo mérito, pela coragem, pelo esforço e pela dedicação, e não pelas constantes lamurias, pelo espírito do Zé coitadinho, e pela busca incessante por bodes expiatórias para justificar fraquezas, incompetências e frustrações.
Parece que entrou em acção a maquina eleitoralista dos velhos do Restelo do PSD. Os mesmo que se votaram ao assassino silencio da morte publica de Pedro Santana Lopes, que agora se levantam contra o outro Pedro.Os mesmos que contribuíram para o esforço de levar o país á miséria e á ruína  e que agora querem meter mais um boy em Belém.
Mas quando é que chega o dia em que os velhos se convencem que um dia têm de dar e confiar o seu lugar aos jovens? Admiram-se de ter jovens no desemprego quando são os velhos agarrados aos tachos que nem lapas que dão o pior exemplo.
 Este país precisa de renovação. Precisa garantidamente do conselho e sapiência dos velhos, mas mais que isso precisa da força, determinação e coragem  dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário