sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Profissão Esperto, … Chico-Esperto




Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Já diz o ditado e nunca se aplicou tão bem como agora.

O país vive na vertigem alucinante do Chico-espertismo. Toda a gente sabe tudo acerca de tudo e mais alguma coisa. 
Só me admira é que com tanto Chico-Espertismo, a situação do País seja a merda que toda a gente sabe, lá está, toda a gente sabe tudo acerca de tudo. Toda a gente sabe o que está errado, porque está  errado e toda a gente sabe a solução. Mas a verdade, é que continuamos na merda. Mas acima de tudo, há uma coisa que toda a gente sabe sobre todas as outras coisas. É que nenhum de nós tem a culpa. Eu não vi nada, não sei de nada, (a única situação em que não sabemos nada, digamos que é a excepção que confirma a regra), não fui eu, e se fui não tive culpa. Acho que foi aquele o culpado.(outra variante, além de saber tudo, também achamos muita coisa).
Às vezes pergunto-me porque não se muda o cognome do Povo Português de Lusitanos para Chicos-espertos? É que quando toca a Chico-espertar nós somos os Reis,  somos melhores que Italianos, Espanhóis e Gregos, e olhem que eu sei do que falo,(lá está, eu sei),e olhem que  quando toca a Chico-espertismo  nenhum deles deixa os seus créditos por mãos alheias, os espanhóis até têm uma palavra para o facto «esse tio es muy enteirado!»
Os árbitros não sabem arbitrar, os treinadores não sabem treinar, os jogadores não sabem jogar, os dirigentes não sabem dirigir, os políticos não sabem governar, os policias não sabem policiar, os manifestantes não se sabem manifestar. O que é feito pelos outros é tudo mal feito, e ninguém sabe nada, exceptuando eu próprio claro, eu sei tudo, e como se faz tudo, se não faço é porque não me apetece, mas sei, e melhor que toda a gente.
Típicos condutores de fim de semana, autênticos campeões do rally e F1, que no café e facebook somos os campeões da bazofia, mas depois somos o país com mais acidentes e mortes na estrada da Europa.
  Mais uma vez batemos italianos e gregos, e olhem que eu sei do que falo, lá está, estão a ver? Eu sei do que falo, porque eu sei tudo. Não há duvida, na arte de bem Chico espertar, os Chico- espertos dos Portugueses são uns campeões.
Não há quem bata os tugas, digo, Chico- espertos da espertezolandia á beira mar plantada, quando se trata de dar opinião e mandar bitaites para dentro da casa dos outros, mas é claro que eu não permito isso na minha, recebo sempre as visitas á porta ou na rua, para não se ver como eu sei deixar acumular lixo dentro de casa, e também sei limpar, e bem, só não me apetece, mas sei, no que toca limpezas sou um campeão. A sério, até sei porque este país está na merda, a sério que sei, é porque não sou eu a mandar, se eu mandasse, estava bem pior…acreditem, eu sei.
Mais um ditado: Cada macaco no seu galho. Mas não, não aqui no habitat natural do Chico-esperto. Aqui, todos os macacos pulam e saltam por onde querem, o problema é quando algum macaco salta para o nosso galho, aí então é uma tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário