quinta-feira, 16 de junho de 2011

A festa dos Vizinhos

     No outro dia fui convidado para um acontecimento deveres original. Num pacato bairro dos arredores de  Paris, fui convidado para participar num evento chamado ‘’a festa dos vizinhos’’.
     Ora no dito bairro, e pelo que me apercebi em outros da mesma região, a autarquia local permite aos moradores de cada rua, fecharem a rua uma vez por ano ao trânsito, mas estes vizinhos fizeram mais, juntaram-se os moradores de varias ruas e assim já podem fazer umas quantas festas a mais.
Pela manha, os serviços da câmara vem fechar a rua com os devidos sinais e grades, e a partir daí e até cerca das 9 ou 10 da noite, a rua está completamente e exclusivamente por conta dos seus respectivos moradores. Trazem mesas, chapéus-de-sol, grelhadores, cadeiras, entradas, bebidas, carne, peixe, queijo, sobremesas, e acima de tudo, boa disposição.As crianças podem andar de bicicleta, patins, jogam à bola,fazem os mais variados jogos e brincadeiras, e tornam um bairro citadino numa autentica aldeia onde se ouvem os gritos da pequenada de manha até à noite.
Trata-se realmente de uma grande ideia para revitalizar estes dormitórios modernos onde as pessoas durante quase todo o ano nem sequer se cruzam e quando o fazem, não há mais tempo do que para um rápido bom dia ou boa tarde, onde a tradição de que os nossos vizinhos são a nossa família, se perdeu por completo. Mas acima de tudo o que mais gostei de ver foi a total ausência de complexos ou preconceitos snobistas tão vulgares no povo franco, onde toda a gente envergou as suas vestes mais simples, casuais e descontraídas que lhes foi possível, desempenaram os seus narizes normalmente empinados, e saíram para a rua com a única preocupação de que  o céu se pudesse desabar numa tremenda trovoada, coisa que aliás aconteceu 5 minutos após o fim da festa.
     Ficamos a conhecer o modo de vida de vidas tão diferentes das nossas, partilhamos experiencias e conhecemos pessoas de verdade, e não aquelas amostras virtuais e enlatadas cada vez mais na moda hoje em dia. Fiquei a conhecer a nova forma dos jovens do sexo masculino se cumprimentarem por terras francas, com dois beijos, importando assim uma tradição de outras paragens mais orientais, e a propósito, e uma vez que os tugas gostam de importar também eles tudo o que é estrangeiro, estou curioso de saber quanto tempo vai demorar a moda a chegar por terras lusas, talvez comece já depois do próximo mês de Agosto.
     Claro que no outro dia de manha vamos voltar a cruzar com as mesmas pessoas, e com a mesma pressa habitual, mas pelo menos vai haver um sorriso certamente diferente, e saberemos que se trata de um vizinho e não de um ladrão. 
    

2 comentários:

  1. Olá Vizinho!
    Achei interessante este teu comentário sobre a Festa dos Vizinhos...
    Este ano ,em Portugal, comemorou-se o Dia dos Vizinhos, creio que em Maio...
    Nessa altura achei que seria uma boa actividade para Alcaria...noutros moldes, claro.
    O que achas?
    Aceitam-se propostas para o próximo ano...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não sou daquelas pessoas de dizer mal de tudo e todos, mas sou bastante realista, e não acredito muito na viabilidade dessa ideia em Alcaria. Se pensarmos um pouco, é fácil encontrar razões, mas não há nada como tentar. Pior que não fazer, é não tentar. Alcaria já tem tantas festas sem contar as que acabaram, e cada vez menos participadas, os vizinhos já se conhecem todos bem e ás vezes até demais rsrsrsrs...Mas, como dizia, nada como tentar, alterar os moldes das festas habituais, arranjar novos motivos que unam e congreguem mais pessoas de sensibilidades diferentes em volta da mesma causa, e porque nâo??

    ResponderExcluir