sábado, 4 de junho de 2011

CAMPANHA ELEITORAL, REFLEXÃO

    E pronto acabou a campanha eleitoral, agora só voltamos a ter companha na próxima segunda feira, mas de uma forma diferente. Acabou a hora do engate, segunda-feira passamos aos primeiros tempos de casado. É só amor para aqui amor para acolá, queridinho e fofinho, abraços carícias beijinhos e leves suspiros. Os ‘’desaparece-me da frente’’ ou o ‘’não me chateies c…….’’, esses vêm mais tarde lá para Setembro ou Outubro quando chegarmos á discussão do próximo orçamento de estado. Aí, até já aparecem as insinuações á sogra, á família e aos amigos, deixam de sair juntos ao domingo á tarde e passam a sair sozinhos á sexta á noite, ela vai ‘’beber café com as amigas’’ ele vai ‘’ver a bola com os amigos’’.
    Como sempre, há coisas na política portuguesa que nunca mudam, houve coisas que me surpreenderam e outras nem por isso, outras ainda, assim assim. Claro que temos de ter a noção que aqueles sujeitos afinal não passam de políticos, essa classe ostracizada pela sociedade coitadinhos.
     Assistiu-se como previsto por parte do bloco de esquerda e do partido socialista ao habitual abaixamento do nível, politico, ético e moral. Demagogia barata aos pontapés servida com insultos rançosos, e como sobremesa, um certificado de incapacidade intelectual a todos os portugueses que neles acreditam, nem o novas oportunidades fez melhor.
    O partido comunista manteve-se na mesma. Manteve o cerimonial e a tradição ao bom estilo marxista que vive em mundo capitalista. Ainda não ouviu falar em cd, ipod ou mp3. Continua a gravar em cassetes de fita de carbono analógica e delicia-se ou som da internacional em disco de 78 rotações. Arruadas sardinhadas, bifinhos com cogumelos e batatas fritas cozidas em óleo, abaixo os capitalistas e acima os coitadinhos, vamos nacionalizar o Belmiro de Azevedo que o Champalimaud já morreu e nunca lhe ouvi gabar a fundação, ( oxalá nunca nenhum comunista venha a sofrer de cancro e que a dita fundação lhe venha a prestar auxilio), ganhou o prémio do mais desejado pelas fêmeas, não conseguiu no entanto ganhar o prémio do mais charmante, ficando esse para o pseudo-engenheiro. Curioso ter ouvido o secretario geral do PCP, digo da CDU, a falar e a usar o termo espoliados. Normalmente esse era um termo e um tema exclusivo do CDS, mas desta vez não, foram mesmo os comunas que espoliaram mais de milhão e meio de portugueses das suas vidas dos seus pertences e dos seus lares sem nunca os indemnizar com o pretexto que andavam a cavalo nos pretos, como se os pretos coitados fossem cavalos, que vieram com esse termo de novo á rua numa campanha, se bem que desconfio não fosse no contexto que eu gostava que fosse.
    Troca de papéis houve também no CDS, digo, no CDS-PP, perdoem-me, não me consigo adaptar a estas modernices, dizia eu, o CDS-PP, desta vez até andou de cravos vermelhos na mão, lá está, em troca de papéis com o PCP, digo da CDU, tanto mais que houve vezes em que tive de esfregar os olhos com o discurso de esquerda do Paulo Portas, seja lá isso o que for. Devo dizer no entanto que foi durante toda a campanha, quem teve o discurso mais coerente, mais directo, mais afastado das polémicas e das birrinhas de garotos, não respondeu a provocações, levando desta forma até ao fim uma mensagem de respeito pelo eleitorado, usou mas não abusou da demagogia, pareceu-me realista, preocupando-se com a sua casa, não se deixando arrastar para a multidão pelas investidas dos adversários.
    Do bloco de esquerda nem vou falar mais, desprezo nem os cães o querem, e aqueles não param de ladrar, …da-seeeeeee que já me dói a cabeça, nada de confiança a esta gente, mas do Socras no entanto não resisto, não é que ele mereça mais atenção que os desvacinados, mas acho que é lamentável e nojenta a forma como aquele palhaço baixou o nível do discurso político, e atenção que disse discurso e não debate, porque isso ele recusou-se terminantemente a fazer. Quando não era ele, era um qualquer outro boy pau mandado tipo Silva Pereira, Santos Silva ( cão de caça, até me admiro como o tipo não está no be), deve ser um pouco mais inteligente coitado),  e o degenerado Basílio Horta que anda também ali pelo rato a apanhar umas migalhinhas, Helena André, e essa vedeta humorística da vida política portuguesa, analista dos dados do desemprego segundo decreto do sr. ‘’engenheiro’’, Valter Lemos, que cromos. Achei curiosa a atitude de Luís Amado, o nosso amado conterrâneo, pôs-se ao fresco, calou-se, saiu de mansinho, e, ou muito me engano, ou poderá surgir como o sucessor do Pinóquio, e sinceramente, com o devido desconto de opinião que tenho por qualquer socialista, quer me parecer que pode ser alguém capaz e trazer serenidade  e bom senso ao PS, e alguém disposto a colaborar a bem do interesse nacional com um governo mais que provável vindo da direita como tudo leva a crer.
    Quanto a Passos Coelho, começou mal, muito mal, parecia até que era a primeira vez que ia ás meninas. Mas recuperou a pouco e pouco, ainda andou ali uns dias a entrar no jogo de troca de insultos com o Pinóquio, mas acordou a tempo, e em meu entender bem. Começou a marcar a agenda política do dia, elevou-se ao estatuto que pretende alcançar, mostrando-se no entanto um pouco indeciso se devia combater mais na frente da esquerda ou da direita, visto que, apesar da promessa anteriormente feita ao Portas de que o levaria para o governo, este não lhe deu descanso nem sossego durante toda a campanha, e a meu ver bem, porque se bem que seja a favor de governos de coligação, não sou a favor de muletas, e como o Passos Coelho tinha dito ao Sócrates, também acho que o Portas não deve ser muleta do PSD. Gostei de ouvir o Passos a falar de alterar a lei da greve, não gostei de o não ter ouvido a falar da reforma da justiça, e falou muito pouco da reforma para a educação, gostei do ouvir dizer que não levava os boys do PSD para o governo mas não creio sinceramente que vá governar com os do PS. Áh! Gostei de o não ter ouvido falar á Santana Lopes, ao soletrar PPD-PSD, mantendo-se pelo PSD. Gostei de o ver a apanhar cerejas de mangas arregaçadas, mas mesmo assim, não me parece que seja o estadista que Portugal precisa, muito embora seja de longe o melhor candidato a Primeiro-ministro. Mesmo assim, não me sinto motivado a votar PSD, estou farto e cansado de dar benefícios da duvida, nunca fui capaz de votar PSD e ainda não vai ser desta, porque Passos Coelho, para além de ter que dar a volta ao País, tem de dar a volta ao partido, que neste momento se encontra num frenesim frenético, (quem conhece o meu cão Nero quando está impaciente para que eu lhe faça umas festinhas sabe do que falo), e sedento de poder, e vamos a ver o que acontece quando Passos coelho lhes disser ‘’ - meus amigos, vocês foram fantásticos a abanar bandeiras, muito obrigado, mas agora vou dar o tacho aos melhores, porque vocês são uns incompetentes, muito obrigado’’.
    Uma palavra para aquele partidos pequenininhos, os micro e piquinininhos partidos, cheios de boa vontade a explorar nichos de mercado eleitoral, mas, coitadinhos, com todo o respeito que me merecem não posso deixar de dizer, - o PAN acha que se deve impor uma dieta vegetariana como forma de defender o ambiente. Deixem-me rir, mas rir mesmo às gargalhadas e a rebolar no chão com a pança cheia de carninhas grelhadas, estufadas, cozidas, assadas, marinadas, cruas, secas e fumadas, até não poder mais. Meus senhores, os vegetais também são seres vivos, estão na base de toda e qualquer cadeia alimentar, e fazem tanta ou mais falta aos ecossistemas como qualquer ursinho queridinho e fofinho em vias de extinção, e também têm sentimentos, pelo menos as minhas plantas adoram musica de Mozart e discursos do Fidel Castro, além do mais cada um come o que quer, e quem defende os animaizinhos são uns frustrados que não percebem nada de grêlos. Viva os alhos e as couves, com grêlos claro…
    Por último, que a conversa já vai chata e aborrecida, um reparo ao senhor do PCTP-MRPP PUM PUM. Garcia Pereira. Eu, que antes da campanha eleitoral começar, lhe dava razão quando se queixava de não darem igualdade de oportunidades aos partidos sem acento parlamentar, e até já começava a simpatizar com o dito senhor, que muito tem lutado pelas suas ideias, quer se concorde ou não com elas, e que tem concorrido a tudo quanto é eleição autárquica, legislativas, presidenciais e europeias, achando mesmo que só pelo esforço e dedicação já merecia ser eleito a deputado. Então não é que o individuo vai a tribunal, mete uma providencia cautelar para ter direito de acesso a debates televisivos em pé de igualdade para todos os partidos, o Tribunal dá-lhe razão, e depois o sujeito não aparece nos debates, para o raio que o parta todo, que eu não lhe quero insultar a mãe. E depois ainda vêm dizer que a esquerda é de confiança?? Palhaços.
    Devo apelar ao voto no fim de tudo, todos temos as nossas ideias, ou deveríamos ter, todos devemos votar, votem como quiserem, mas votem, não entreguem a vossa decisão a mais ninguém, e lembrem-se que quem não vota não tem moral para criticar, porque disse claramente que o que os outros fizerem está bem feito.
Votem em consciência, VOTEM COMO QUISEREM, MAS VOTEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário