terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Profecia da desgraça.


 Sempre ouvi dizer que quem esta mal muda-se, e as coisas estão-se a por realmente mal, e aí é que as pessoas vão começar a abrir realmente os olhos, a necessidade promove o engenho, temos de começar tudo de novo outra vez.Dia 15 de Outubro vai haver uma grande manifestaçao entre Portugal e Espanha da chamada geraçao á rasca.Vão-se manifestar, ok mas vão reivindicar o o que afinal? Não consigo perceber, é que devo ser mesmo burro. eu nao tenho emprego, eu sou precário, abaixo os políticos, abaixo os chulos e os corruptos, abaixo o capitalismo, envergam-se umas t-shirts do Cheguevara e do Bob Marley, fumam-se umas brocas. Geração á rasca my ass. Geração de tótós 



     Nos anos 60 do século passado houve muitas manifestações que mudaram o mundo. Direitos humanos, racismo, o voto para as mulheres. Coisas fundamentais e estruturantes, mudanças de mentalidades e de paradigmas. Sinceramente não me parece que seja isso que esta aqui em causa neste momento. os jornalistas vão á manifestação entrevistar um activista, e  ele não sabe dizer nada, nem sequer consegue explicar de forma consistente o que está ali a fazer.

Nos anos 60 era preciso mudar o mundo. hoje somos nós que nos temos de adaptar ao mundo. Vejo as manifestações no norte de África e médio oriente, e essas sim têm razão de ser. Quando aqui a geração está á rasca, aqueles pobres diabos estão muito mais que fodidos e mal pagos.

Temos de olhar o mundo de uma forma realista e constante, porque o mundo muda mais num dia que mudava antes em 100 anos. Vejam bem o que se passa á vossa volta, crise economica e financeira no mundo ocidental, revoltas contra regimes totalitaristas em África e médio oriente, êxodo migratório de África Ásia e america latina rumo aos países industrializados, eminente colapso financeiro das maiores economias do mundo, e se hoje a Europa e restantes países da OCDE têm o nível de vida que têm, é graças á exploração massiva dos recursos de países sub-desenvolvidos governados por ditadores que ficam com a riqueza e deixam o povo passar fome, mas as pessoas desses países também aspiram a  viver como nós, e têm todo o direito de o exigir. Acham que há recursos no planeta para sustentar tanta gente? Com o respectivo aumento demográfico que isso causa, e manter esse nível de vida igual ou superior ao que temos??? em 2008 faliram 2 ou 3 bancos nos estados unidos e Inglaterra, e isso trouxe-nos ate aqui. neste momento são estados, países que correm o risco de falir. Grécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Itália, França, Suécia, Bélgica, estados unidos da americia, (estão tecnicamente falidos), a própria china vai atrás se alguns destes forem abaixo.Conseguem imaginar as consequências deste cenário?

Aquando da crise de 2008, foi notório que o modelo económico que se tinha vindo a seguir estava esgotado, o que se deveria ter feito? Mudar de modelo, mas as mentalidades não mudam assim de um dia para o outro, continuou-se a investir em especulação, não imobiliária mas desta vez em dividas soberanas, é tal a dimensão da catástrofe que se avizinha que os super ricos já dizem que se calhar é melhor começarem a pagar a crise também, porque o risco que eles tem de ficar sem nada é real. Acham mesmo que a solução da crise está no crescimento económico como até aqui? crescer quanto e até quando? Consegue o mundo inteiro crescer economicamente por tempo indefinido? Não me parece...

Temos de partir para um novo modelo económico no futuro, mas isso não é algo que se faça a régua e compasso em cima de um estirador, e muito menos no escritório de meia dúzia de advogados e economistas.

Vai haver grandes crises ainda mais graves, pode mesmo haver guerras, e o Homem vai-se adaptar e vai resolver todos esses problemas como sempre faz.pelo menos é essa a minha profecia, até porque nem só de desgraça vive o Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário