sábado, 6 de agosto de 2011

Guerra à vista??

A escola socrática (desta vez é mesmo do vendedor de banha da cobra que falo).
Sinceramente cada vez percebo menos disto. O povo português foi a votos, e mandou o Sócrates para a escola outra vez, estudar filosofia em Paris, que diga-se bem precisa, faz-lhe bem realmente estudar sobre ética e moral e humanismo, Etc. Etc.,.
Mas é curioso, que já não sei se ele foi para Paris estudar ou ensinar. Quer me pareceu que ele já criou uma escola filosófica, como o Inimigo Publico lhe chama ‘‘Socratinices’’. Eu explico.
Ando assustado, muito assustado, ou se quiserem apreensivo, muito apreensivo. Primeiro foi a Grécia, depois a Irlanda, depois Portugal, agora fala-se na Espanha e também na Itália. Em todas estas situações dos diversos países que nomeie, os líderes políticos desses países bem como os líderes políticos da Europa agiram da mesma forma, ou melhor, agiram á presidente de clube de futebol português. ‘’o treinador? Não, o treinador está para ficar acreditamos no seu trabalho e temos toda a confiança nele, e quero desde já manifestar a nossa crença que ele vai dar muitas vitorias a este clube grandioso.’’ Três dias depois noticia de primeira pagina, ‘’treinador despedido’’. ‘’Ajuda financeira internacional? Não, nós não precisamos de ajuda financeira internacional!’’ .
Foi assim na Grécia, depois na Irlanda, depois Portugal, uma semana depois do famoso discurso de Sócrates em Bruxelas. ‘’é preciso acabar com este disparate de que agora todas as economias europeias precisão de ajuda umas a seguir ás outras, não, é preciso dizer basta e connosco isto acaba aqui’’. Lembram-se? Uma semana depois Portugal pede ajuda. Mas não sem antes a comissão europeia dizer. ‘’Portugal não precisa de ajuda, mas estamos á espera, se eles precisarem têm de ser eles a fazer formalmente o pedido, mas não cremos de que venham a precisar, Portugal tem todas as condições para sair da situação em que se encontra.
Depois disto, andaram aqui a embrulhar de um lado para o outro. Sobem taxas de juro, eleições, as agencias de rating são uns ladrões e estão a soldo dos especuladores, até que a ameaça se orienta rumo a nascente pelo sul do mediterrâneo, então, aqui del rei que temos de fazer alguma coisa. Cimeira europeia extraordinária e eis que: foi um sucesso, um tremendo sucesso. Jantar romântico em Berlim entre o Sr. Sarkozi e a Sra. Merkel, e já temos solução e agora é que vai ser e não temos medo de ninguém (onde é que eu já ouvi isto?).
Entretanto, do outro lado do grande lago, o Sr. Obama anda numa correria e com os nervos á flor da pele, sim, que isto de ser o presidente da maior dívida externa do mundo tem que se lhe diga.
E, eu aqui, sentadinho a vê-los desfilar, jantar a dois em Berlim à luz das velas, Berlusconi telefona a Sorkozi e Cameron, Sarkozi telefona  a Zapatero, Zapatero liga para Berlusconi e para Merkel, Junker reúne com Merkel e Sarkozi, entretanto liga a Barroso, o Barroso escreve cartas aos lideres europeus a dar umas dicas, o Olli Rehn dá uma conferencia de imprensa a dizer que o pessoal tem de ganhar juízo e deixarem de andar a falar uns de um lado, e outros do outro, e a Sra. Elena Salgado vem dizer ao Sr. Olli Rehn que se saiba por no seu lugar, as bolsas entram em queda, a ex. ministra das finanças francesas Christinne l’Agard,  agora á frente do FMI, rebenta em escândalo financeiro, a China diz que os EUA têm de começar a gastar só o que têm, até porque eles já estão fartos de lhes emprestar dinheiro para eles andarem a brincar ás guerrinhas no médio oriente, as bolsas continuam a descer, a Standart & Poors desce o rating dos EUA, e já não há linhas telefónicas disponíveis para os telefonemas entre Obama, Sarkozi, Merkel; Berlusconi, and so on and so on and so on.
Entretanto não nos podemos esquecer que temos uma guerra civil na Líbia, revoluções e massacres na Síria, mais um berbicacho no Egipto, e o Japão coitado ainda não tomou aspirinas que cheguem para que lhe passe a dor de cabeça do sismo e tsunami que se lhe seguiu.
O que é que tudo tem a ver com a escola do Sócrates? Tudo!
Estudaram todos no mesmo sítio, conferências de imprensa, umas notícias bombásticas na comunicação social para entreter o pessoal, entretanto começa a época futebolística, um massacre na Noruega que veio mesmo a calhar, um Verão em que nunca mais pára de chover, mais uma frota de gente parva a caminho da palestina para enfrentar o exército israelita, mais um telefonema, e entretanto ficam todos como no anúncio daquela companhia de telecomunicações em que ficam todos roucos de tanto falar ao telefone, ‘’até vais ficar com as orelhinhas a arder’’.
Os EUA em vez de começarem de vez a cortar na despesa, andam por lá todos à guerra uns com os outros para poderem gastar cada vez mais e mais.
Na velha Europa, desde que o pessoal se sente no sofá a ver bola e a beber cerveja, se preocupem com o meio ambiente, se entretenham a organizar umas greves, e continuem a ter dinheiro emprestado para andar de Audi e BMW, tudo vai bem, para já  não falar no bom estado social europeu.
Por estes lados, qualquer burro com um fato Armani é um senhor, todos se preocupam muito com a escravatura laboral no oriente, e nas ofensas aos direitos humanos daqueles que poupam dinheiro para emprestar aqueles que fazem vida de burgueses com as suas poupanças. Por aqui toda a gente tem muita pena dos pobrezinhos em África que passam muita fome coitados que nunca mais chove lá por aquelas latitudes, e vá de organizar grandes banquetes para angariar fundos para os pretinhos, tudo isto claro, com o dinheiro das poupanças dos chineses e dos indianos, lembram-se?
Quer me parecer, que se fizermos bem as contas, não há dinheiro que chegue em todo o mundo, para pagar todo o dinheiro que se deve em todo o mundo.
Há uma coisa que cada vez mais me parece clara como água. Os países não se podem continuar a endividar ao ritmo que têm vindo a fazer nas últimas décadas. Depois é preciso pagar as dívidas, para pagar as dívidas é preciso por as economias a crescer e a criar riqueza, mas o pessoal para poupar, não tem dinheiro para gastar em coisas que não precisa, economia não cresce. Dois terços da dívida dos EUA e da Europa está nas mãos dos chineses, quer isto dizer, que somos nós que vamos pagar para eles investirem e crescerem, enquanto nós estagnamos e vemo-los passar, mas, é preciso que nós paguemos a quem devemos. E se não pagamos? Conseguem imaginar? Guerra! Einstein disse uma vez que não sabia como ia ser a 3ª guerra mundial, mas que a 4ª ia ser à pedrada. Não resta pedra sobre pedra.
 Sou catastrofista? Pois isso é a influência da escola socrática na vossa forma de pensar.
A não ser que apareça um líder a sério que ponha ordem na casa, não vejo um futuro risonho para o planeta, é que se a globalização trás coisas boas, também é certo que as trás más, (o bem e o mal andam sempre lado a lado lembram-se?), e tanto se me dá que esse líder apareça na Europa, nos EUA ou na China, mas é preciso que apareça alguém que meta juízo na cabeça desta gente, mas por outro lado também não vejo como isso é possível com tanta democracia por esse mundo fora, com tanto estado social, e com tanta gente a viver à custa de tão poucos. Se agora é assim, imaginem quando se começar a comer Mc Donalds e a beber Coca Cola em todo o mundo.
Tenho andado a pensar ultimamente, que estudar filosofia em Paris é perto de mais, ouvi dizer que a NASA, vai enviar uma sonda até Júpiter, quer me parecer que vou apanhar uma boleia e ver como está o Verão por aquelas paragens, e mesmo assim, a ver se o sangue não chega até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário