terça-feira, 16 de agosto de 2011

De cigarros e da Ignorância!


    Aqui fica mais um tesourinho de autoria do autor, algures durante o decorrer do ano da graça de 1985. Se ficarem surpreendidos com a profundeza de tamanha reflexão em tão tenra idade, lembrem-se que aos seis anos de idade já o autor questionava a teoria criacionista do Universo.

Será o cigarro um companheiro ou um acto banal, será ele um assassino ou simplesmente um amigo, será um acto de imitação ou o resultado de uma imaginação e criatividade única?
    Muitas são as vezes em que eu me pergunto acerca daquilo que pode levar um indivíduo a pegar num cigarro ou a aceita-lo e por conseguinte a fuma-lo.
    É bem verdade que um cigarro nos faz companhia quando nos encontramos sós, ou muito simplesmente quando não nos encontramos bem com nós próprios, isto é, quando existe algo que nos perturba psicologicamente, na medida em que o ser humano é complexo ao ponto de se deixar influenciar pelos sentimentos dos outros indivíduos ou pelos seus próprios sentimentos, e, é aí que o cigarro nos aparece para nos fazer esquecer o problema que nos atormenta, aquilo que qualquer bom amigo faria se estivesse por perto, sendo assim também é o cigarro um pouco amigo, mas não tanto amigo assim, já que todos nós sabemos que o cigarro prejudica gravemente a saúde.

    Agora uma reflexão mais actual.
    Todos devem estar recordados de há uns tempos atrás ter surgido um surto da bactéria e-coli numa região alemã, mais concretamente na baixa Saxónia. As autoridades alemãs suspeitaram de inicio que a origem do surto poderia se encontrar em pepinos e tomates importados de Espanha. Pese embora nenhuma destas suspeitas se ter confirmado, pese o  esclarecimento das autoridades espanholas e portuguesas de que as variedades hortícolas em causa não serem comercializadas em Portugal, verificou-se um quase boicote total por parte da população aos produtos hortícolas, tudo isto ao mesmo tempo que a epidemia ainda se encontrava restrita a essa região especifica da Alemanha, sendo que os casos existentes em outras regiões ou países, se verificarem em indivíduos que se tinham deslocada à Baixa Saxónia.
     Já há alguns anos que em Portugal, e também no resto da União Europeia que as embalagens de tabaco dizem claramente em letras escura e garrafais, ''FUMAR MATA''. Todos sabemos que fumar provoca doenças cancerígenas e cardiovasculares, e de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, mas que diabo, ainda não vi um boicote ao tabaco como o que fizeram ao raio dos tomates e pepinos. QUE POVINHO MAIS BURRO!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário