terça-feira, 30 de outubro de 2012

Constituição da Republica para ricos.

Um estado social do Norte de Europa, sustentado por uma economia do Norte de África.

É com uma certa graça que ouço os chamados pais da Constituição da Republica Portuguesa, defender o chamado Estado Social que nela está despejado, e na forma meia fanática, quase religiosa, com que prontamente declaram inconstitucional toda e qualquer medida de corte ou austeridade que vise equilibrar as contas do país. 

Será que estes todos poderosos ´´iluminati'' não se dão conta que: 1º só há estado social se houver dinheiro, só há estado social se houver economia que o sustente. que o estado social que temos tem sido financiado por endividamento e não por crescimento e criação de riqueza, e que quem nos empresta o guito para mantermos este nível de despesa só está disposto a continuar a fazê-lo se lhe dermos garantias de que vamos conseguir pagar. 2º ao defender de forma tão intransigente este estado social, o que se arriscam a fazer é acabar com toda e qualquer forma de estado social de forma definitiva, em vez de ter um estado social mais pequenino e de acordo com as nossas possibilidades ( NOSSAS, DO ESTADO, NÃO DOS CIDADÃOS. O que o Primeiro Ministro queria dizer com ''temos vivido acima das nossas possibilidades'' era nós estado, não os cidadãos em particular, mas dá jeito a muita gente que isso seja convenientemente deturpado).

Esta constituição tem 40 anos. nessa altura ainda um certo homem não tinha sequer sonhado que um dia todo e qualquer cidadão teria o seu próprio computador pessoal em casa. metade na população portuguesa ainda andava de burro e a pé e de bicicleta. Foi redigida num contexto sócio-económico que desapareceu por completo.

 Foi a base da hipoteca económica que se fez ás gerações futuras, gerações essas, que por casmurrice e umbiguismo de certos confortavelmente aposentados, lhes vêem recusado o direito de terem uma constituição adaptada á realidade que vivem actualmente, e cujas dificuldades e desafios que enfrentam não estão previstos nesta constituição caduca e obsoleta onde toda e qualquer forma de progresso e desenvolvimento sustentado esbarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário