sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Verdade ou Hipocrisia


Lance Armstrong, confessou aquilo que toda a gente sabia, ou confirmou o que toda a gente já de há muito desconfiava.
Varias são de facto as reflexões que se me apraz fazer neste caso.
-1º Alguém acredita mesmo que é possível aguentar 3 semanas consecutivas com apenas 2 dias de descanso pelo meio, a 5 horas por dia em cima de uma bicicleta por meio de montes e vales e completar mais de 250 kms por dia em media ao ritmo que aqueles indivíduos fazem, e ainda para mais tendo em conta que há quem o faça em França, Itália e Espanha no mesmo verão, com outras menores pelo meio, sem recorrer a qualquer tipo de doping? Nem vou falar de outros desportos....
-2º Até onde nos vai conduzir esta tremenda hipocrisia que apela á verdade mas exige resultados como se fossemos maquinas, sabendo que os homens e as maquinas são diferentes. Será justo exigir resultados de maquinas a homens? Será que merecemos este comportamento de maquinas mesmo sabendo que nunca passaremos desta humilde condição humana?
-3º Porque condenamos em desportistas aquilo que perdoamos e até mesmo idolatramos em Poetas, escritores, músicos e outro tipo de artistas?
-4º Se eu me dopasse de igual forma, conseguiria eu obter os mesmos resultados?
-5º Considera-se injusto o doping no primeiro classificado porque é uma tremenda injustiça perante os segundos e terceiros..., mas não terão eles também sido dopados?
-6º Não somos nós enquanto sociedade, que da mesma forma que induzimos nas nossas jovens o desejo pela elegância extrema, os mesmos que induzimos nos desportistas a necessidade de se superarem a si próprios enquanto seres humanos?
-7º  Não....!! Agora a serio, alguém acredita mesmo naquelas tretas do comité olimpico? Naquelas cenas do espírito olímpico, da verdade do ''fair paly'', da verdade desportiva?
-8º Aquando da condenação de Maradona pela FIFA, Pavaroti, declarou que tomava regularmente a mesma substancia que o futebolista. Alguém o impediu de actuar por causa disso?
-9º O desporto, a nível generalizado, está impregnado de doping. Reparem, numa altura da evolução humana em que predomina o absentismo, acreditam mesmo que nos é fisicamente possível continuar a fazer cair recordes uns atrás dos outros de forma constante? Não serão o uso a tecnologias como a fibra de carbono, o nylon, os designes aerodinâmicos, etc etc também uma forma de doping? mas afinal estamos a avaliar quem? e o quê concretamente?

Já algum de vocês assistiu á passagem de uma etapa de uma volta á França em Bicicleta na estrada?
É um espectáculo verdadeiramente deprimente. 3 Horas de desfile de carros alegóricos  marcas, musicas pop na moda no momento, muita cor, muitas meninas bonitas com sorrisos lindos a distribuir brindes, todos com marca. Depois vêem os ciclistas, rapidos e silenciosos. Desde que aparecem ao fundo até deixarem de os ver no fim da curva, passaram menos de 60 segundos.

 Negocio, tudo se resume a negocio. Os mesmo que dizem condenar o doping são os mesmos que beneficiam das vantagens do mesmo. resultados geram receita, receita gera exigência  exigência gera necessidade, esta gera mais doping, etc etc. no meio disto, a vitima é sempre o atleta. Aqueles que apregoam a verdade desportiva, são os que mais incentivam ao uso do doping e os que no fim ainda saem de cena como os bons da fita.

Quantos chouriços, quantas pizzas, quantos telemóveis  quantas idas ao supermercado  quantos gelados, quantas contas bancarias, quantas apólices de seguros vendeu Lance Armstrong? o suficiente para agora o deixar gozar em paz e tranquilidade o fruto do seu árduo e duro trabalho.

Para mim, Lance Armstrong, é e será sempre um campeão, porque teve o tomate no sitio, para conseguir fazer aquilo que eu nunca conseguiria fazer. Trabalhou, dedicou-se, esforçou-se, sofreu, conseguiu. Quantos de vós que atiram pedras desperdiçaram uma gota de suor, ou uma lagrima que fosse?

THINK ABOUT IT.!!

Um comentário:

  1. Melhor texto sobre o assunto que li! Parabéns! Concordo com todos os pontos e abomino essa hipocrisia, tanto da sociedade quanto da UCI, USADA e dos patrocinadores.

    ResponderExcluir